Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Para os jovens!!!É ...e alguns velhinhos!!rsrsrsrs

Maconha aumenta risco de distúrbios psicóticos

Uso na juventude provoca efeitos na maturidade, defende estudo multinacional

Surtos psicóticos: quanto maior for o consumo de maconha durante a juventude, maiores serão os sintomas na fase adulta Surtos psicóticos: quanto maior for o consumo de maconha durante a juventude, maiores serão os sintomas na fase adulta (Doug Menuez/Thinkstock)
Adolescentes e jovens adultos que consomem maconha são mais propensos a sofrer de transtornos psicóticos na idade adulta, afirma estudo publicado no British Medical Journal. O levantamento foi realizado por uma equipe de cientistas da Maastricht University, da Holanda.
Cientistas alemães e holandeses, assim como especialistas do Instituto de Psiquiatria de Londres, analisaram o comportamento de 1.900 pessoas, com idades entre 14 e 24 anos, durante oito anos. Os voluntário foram divididos em dois grupos: os usuários da substância e os não usuários.
"O consumo de maconha é um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas psicóticos", afirmam os cientistas. Entre os sintomas elencados no estudo, a alucinação se mostrou a mais frequente. E, segundo os dados levantados, quanto mais intenso o uso da droga, mais severos os sintomas apresentados.
"Este estudo acrescenta informação adicional às evidências estabelecidas de que o consumo contínuo de maconha aumenta consideravelmente o risco de sintomas e doenças psicóticas", afirmou Robin Murray, professor de pesquisa psiquiátrica no instituto londrino.


Dr. Ivan Mario Braun
Médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP) e autor do livro Drogas – Perguntas e Respostas (MG Editores)

A maconha é mais prejudicial do que o tabaco e o álcool?

Nenhum comentário: